segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Não Faça Queimadas, Acenda Esta Ideia!!!

Olá Sentinelas!

Bom, apesar de ter sido um pouco tardio este ano, depois que a nossa brigada de incêndios foi implantada na cidade parece que conseguimos amenizar bastante os efeitos das queimadas na Serra do Lenheiro e também esperamos que isto sirva de exemplo para muitos principalmente na conscientização da população de nossa cidade que infelizmente ainda possui alguns maus hábitos.

A maioria dos incêndios ocorrem próximo aos bairros que circundam as áreas florestais da cidade.

Na época da seca, no período de Junho a Outubro mais ou menos, o que mais se vê nos arredores de São João del Rei é aquela fumacinha subindo no horizonte. Muita gente diz que queimar o lixo é mais fácil e que se atear fogo no pasto ele cresce mais viçoso. Esta situação nos leva a duas questões:


  • Será que queimar lixo vai eliminá-lo do meio ambiente?
  • Queimar o pasto, que na maioria das vezes não é pasto e muito menos propriedade de quem queima, vai fazer com que ele cresça mais viçoso?
Acreditamos que as respostas para as duas questões são:

  • Não, queimar lixo não irá eliminá-lo do meio ambiente. Muito pelo contrário, a poluição provocada pela fumaça pode ser até pior, pois seus vizinhos vão ficar incomodados, alguém pode estar passando por problemas respiratórios, comuns nesta época de seca, podendo agravar a situação, além  do cheiro que é horrível, resumindo é uma tremenda falta de educação e respeito com seu próximo.
  • Queimar pasto também não irá fazê-lo crescer mais viçoso. Nem sempre as áreas queimadas são propriedade de quem as queima, a maioria dos incêndios florestais são provocados por vândalos, pessoas desavisadas que criam dois cavalos e se acham no direito de queimar hectares inteiros para fazer pastagens e na MINORIA DOS CASOS estes incêndios ocorrem de forma natural. Se a intenção é melhorar o pasto, não é o fogo que vai fazer isso, a natureza tem seus próprios meios para isso.
Incêndio ocorrido no início de Julho de 2012 na Serra do Lenheiro em um local considerado como um dos mais belos.


Esta prática caracteriza- se por CRIME AMBIENTAL, Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998,  o Código Florestal (Lei nº 4.771/65) estabelece, em seu Artigo 27, que: “É proibido o uso do fogo nas florestas e nas demais formas de vegetação”. Nessas demais “formas de vegetação” já se subentende que englobam toda e qualquer espécie vegetal: pastagens, lavouras, capoeiras, etc.
Esta página esclarece melhor sobre as leis de crimes ambientais http://www.nippobrasil.com.br/campo/lei/lei432.php


Nós, Sentinelas da Serra do Lenheiro vamos lutar para fazer valer todas as leis que garantem a integridade do nosso patrimônio natural e todos que quiserem estão convidados a fazer parte desta luta.

Foto tirada dia 19/05/2012- Entulho Jogado dentro do nosso Parque Municipal da Serra do Lenheiro. Voltaremos ao local para averiguação, estamos de olho.
É muito confortável dispensar entulho no "meio do mato" só que, muita gente acaba se esquecendo que neste "mato" existem espécies raras de plantas e animais que são vitais para o equilíbrio de todo o meio, quando dizemos meio ambiente nos referimos a todo e qualquer lugar onde os seres se interagem inclusive nas cidades. Daqui pra frente quando ouvirem a palavra Meio Ambiente não a associe somente com o "mato", lembre que você faz parte dele também.

Cuidar do meio ambiente começa na porta da sua casa, portanto:

  • Procure acondicionar seu lixo de forma correta para que a coleta seja eficiente 
  • Não queime lixo no seu quintal, respeite seus vizinhos
  • Oriente os funcionários da sua obra a utilizarem o material, que é seu, de maneira correta, evite o desperdício. Não deixe massa secar em cima do asfalto nem terra espalhada pela rua, cuide para a boa aparência do seu bairro.
  • Oriente seus filhos, dê exemplos de boas maneiras, as crianças copiam os adultos
Pense em suas atitudes, reveja seus conceitos, planeje suas ações, seu cotidiano. Não siga uma correnteza onde você não pode nadar, viver simples não é sinônimo de pobreza e submissão e sim de nobreza, uma palavra esquecida por muitos hoje em dia.
Esperamos tocar os corações de todos que leram esta postagem e que com isso mudemos nossos hábitos, mudar não é dar o braço a torcer, é um gesto de NOBREZA.

A Serra do Lenheiro agradece!


Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar!